Projetos
Projetos
Equipe Envolvida: Camilly Victória Oliveira, Isabelle Romero e Giovanna Agnelli.
Cordenadora: Profa. Dra. Kumiko Oshio Kissimoto.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Cadastro SIEX: 22410.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024.
Objetivo: Projeto de conscientização ambiental criado em parceria com líderes comunitários, prefeitura de Osasco, cooperativas de reciclagem, escolas estaduais e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
Resultados obtidos ou esperados: Realização de diversas atividades envolvendo:
Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp e arrecadação de produtos de higiene pessoal para doação, desenvolvimento de um jogo lúdico de cartas sobre reciclagem para crianças, realização de reunião com professor especialista em jogos, desenvolvimento de protótipo para teste criação de embalagem e manual para o jogo e impressão e testes do jogo finalizado.
Esse projeto contribui para:
ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis”
ODS 13, sobre: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”
Grupo organizador
Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp
Equipe Envolvida: Danilo Gallo, Felipe Augusto, Gabriel Cavalini, Juan Sartal, Matheus Chagas.
Coordenadores: Prof. Dr. Ricardo Bueno e Profa. Dra. Heloísa Holinazel.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
Cadastro SIEX: 23896, 26822 e 26869.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024 até 1° semestre 2025.
Objetivo: Promover uma rede de empreendedorismo por meio dos debates e demais atividades que serão realizadas pelo grupo, de modo a compartilhar experiências e capacitar alunos da UNIFESP e toda comunidade a sua volta, incentivando e auxiliando assim, futuros empreendedores de sucesso. Resultando não apenas em um sucesso pessoal para esse empreendedor, mas um resultado benéfico para toda a sociedade regional, uma vez que o empreendedorismo fomenta a economia e dessa forma estimula o crescimento de locais que não possuem um incentivo empreendedor.
Resultados obtidos ou esperados: Foram realizados debates com temas relevantes ao empreendedorismo e convidados empreendedores para compartilhar suas experiências, sendo o primeiro voltado para o mercado gastronômico e suas mudanças, adaptações e desenvolvimento. Além disso, será disponibilizado um acervo no canal do Youtube da Rede com os debates realizados em semestres anteriores, assim como dado início a uma programação de capacitação com temas relacionados ao empreendedorismo. Para que
pessoas que sonham em se tornar empreendedores possam aprender por exemplo, com a experiência de pessoas que já deram certo no ramo desejado, como alcançaram seus objetivos, quais foram suas maiores dificuldades iniciais e erros que cometeram e poderiam ser evitados se tivessem o esse conhecimento quando iniciaram sua jornada empreendedora.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para a ODS 4, sobre: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Equipe Envolvida: Henrique Fernandes; Maria Victoria Cerqueira Barreto; Mayane de Sousa Barreto e Sarah Ribeiro Rocha.
Coordenador: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Finanças, Educação Financeira e Contabilidade.
Cadastro SIEX: 22381.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024.
Objetivo da atividade: A Clínica de Educação Financeira tem por objetivo ajudar pessoas em situação de dificuldade financeira a organizar suas finanças pessoais a partir de consultas individuais, da disponibilização de materiais para apoio ao paciente e da comunicação aberta ao público através das redes sociais e do podcast, para alertar sobre as armadilhas que dificultam a organização das finanças.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que as pessoas consigam, a partir da consulta, melhorar a forma como lidam com o próprio dinheiro, que os adolescentes que estão saindo da escola e indo para a universidade já saiam com a consciência da importância da responsabilidade financeira, graças à Clínica, e que, o público como um todo, possa aplicar os conhecimentos adquiridos no conteúdo produzido nas mídias sociais e no podcast.
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 5: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas";
ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos";
ODS 12: "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis".
Grupo organizador
Canal no Spotify
Equipe Envolvida: Giovanna Vieira dos Santos; Letícia Maglio Miranda e Matheus Fernando Saito.
Coordenadores: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Boa Governança, Ética e Transparência.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: O projeto avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se possuem plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município, entre outros quesitos. A metodologia da avaliação procura mensurar os esforços desses entes públicos em tornar as informações mais acessíveis à população, inclusive por meio de formatos abertos que os tornem “legíveis” por máquinas. Também avalia a atitude proativa desses governos no sentido de não apenas apresentar a informação, mas também disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações que não estão disponibilizadas.
Resultados obtidos ou esperados: Aprimoramento das ferramentas de acesso à informação, permitindo que os cidadãos exerçam o controle social de forma mais eficaz. Além disso, espera-se que os governos municipais adotem práticas mais proativas na disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis, além de criarem canais para denúncias e solicitações de informações. Essas iniciativas buscam fomentar uma cultura de transparência e fortalecer a participação cidadã, gerando impactos positivos e duradouros na gestão pública.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”;
ODS 16, sobre: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
Equipe Envolvida: Bruno Leira; Ribenson Fertilien; Suellen Carmo e Livia Thaina.
Coordenadores: Profa. Dra. Miriam Christi Midori Oishi Nemoto.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade social, Educação e Pesquisa em Administração.
Cadastro SIEX: 22429.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: Este projeto visa reverter as visões distorcidas e limitadas que a carreira em Administração enfrenta, além de expor a versatilidade desta formação. Destaca-se ainda, que essa graduação é responsável por desenvolver habilidades cruciais como análise de dados, planejamento estratégico, liderança, comunicação eficaz, solução de problemas e visão integradora, todas altamente valorizadas no mercado profissional e que podem levar a carreiras enriquecedoras e bem remuneradas.
O projeto "Quebrando Paradigmas" tem como missão promover uma visão mais ampla e positiva da carreira em Administração, encorajando uma nova geração a explorar e valorizar essa área. A iniciativa busca eliminar preconceitos, ampliar o entendimento sobre o curso e assegurar que mais indivíduos considerem a Administração como uma opção viável na Universidade Federal de São Paulo.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que o projeto aumente a visibilidade da UNIFESP nas comunidades locais e motive os jovens a considerar a administração como uma carreira promissora. O projeto também visa criar um maior engajamento entre a universidade e a comunidade, facilitando o acesso à informação e incentivando a inclusão de novos estudantes no curso de Administração.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.