Projetos
Logística Reversa na Comunidade Osasco
Equipe Envolvida: Camila Fernandes Feitoza; Giovanna Agnelli; Roberta Ferreira Batista e Vinicius Costa.
Cordenadora: Profa. Dra. Kumiko Oshio Kissimoto.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Cadastro SIEX: 22410
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024
Objetivo: Projeto de conscientização ambiental criado em parceria com líderes comunitários, prefeitura de Osasco, cooperativas de reciclagem, escolas estaduais e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
Resultados obtidos ou esperados: Realização de diversas atividades envolvendo:
Visita técnica ao Mercado Livre, Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp e arrecadação de produtos de higiene pessoal para doação.
Esse projeto contribui para:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas."
ODS 12, sobre: ";Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis."
ODS 13, sobre: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.”
Visita técnica ao Mercado Livre
Grupo organizador
Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp
Estruturação do Programa de Fidelização de Associados da ACM -YMCA São Paulo
Equipe Envolvida: Beatriz Teodoro da Silva, Bruna Fernandes Grilli de Souza, Manuella Avila Bonuccelli, Marcela Eduarda Roque.
Coordenadores: Prof. Dr. Durval Lucas dos Santos Junior, Profa. Dra. Regina da Silva de Camargo Barros
Modalidade de Atividade de Extensão Universitária: Projeto
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Prestação de Serviço
Cadastro SIEX: 25511
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024
Objetivo: A ACM/YMCA é uma instituição sem fins lucrativos, está presente há mais de 120 anos no estado de São Paulo, presente em 19 pontos de contato em todo o estado. A ACM tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens, adultos e idosos por meio de uma ampla variedade de atividades físicas, culturais, educativas e sociais. Além de ser uma academia que oferece diversas opções para a prática de exercícios, a ACM é uma instituição beneficente e se dedica a trabalhos com crianças e jovens, contribuindo significativamente para o bem-estar e desenvolvimento dos mesmos e das comunidades onde está presente. Suas atividades não apenas fortalecem o corpo, mas também apoiam o desenvolvimento integral das pessoas.
Este projeto de extensão tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento organizacional e a resolução de desafios apresentados na ACM, de modo a ajudar a fortalecer a comunicação interna e externa da instituição, na elaboração de um plano estratégico para promover uma comunicação eficiente para a maximização da visibilidade e engajamento da ACM.
Resultado esperado: Através do projeto, espera-se desenvolver um plano de melhora da comunicação interna, associados e colaboradores, e a comunicação externa, não associados, uma vez que o estudo da performance e atual situação da ACM feito pelas participantes levaram ao conhecimento do desfalque da comunicação, assim, há como objetivo desenvolver a comunicação para aumentar a fidelização da ACM e atrair o máximo de pessoas possíveis ao transmitir de forma adequada e eficiente tanto sobre as atividades físicas quanto beneficentes da instituição.
ODS 3, sobre: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos e todas, em todas as idades”
ODS 17, sobre: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”
Rede Empreendedora
Equipe Envolvida: Danilo Gallo, Felipe Augusto, Gabriel Cavalini, Matheus Chagas.
Coordenadores: Prof Dr Ricardo Bueno e Profa. Dra. Heloísa Holinazel
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo
Cadastro SIEX: 23896
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024
Objetivo: Promover uma rede de empreendedorismo por meio dos debates e demais atividades que serão realizadas pelo grupo, de modo a compartilhar experiências e capacitar alunos da UNIFESP e toda comunidade a sua volta, incentivando e auxiliando assim, futuros empreendedores de sucesso. Resultando não apenas em um sucesso pessoal para esse empreendedor, mas um resultado benéfico para toda a sociedade regional, uma vez que o empreendedorismo fomenta a economia e dessa forma estimula o crescimento de locais que não possuem um incentivo empreendedor.
Resultados obtidos ou esperados: Serão realizados debates com temas relevantes ao empreendedorismo e convidados empreendedores para compartilhar suas experiências, sendo o primeiro voltado para o mercado gastronômico e suas mudanças, adaptações e desenvolvimento. Além disso, será disponibilizado um acervo no canal do Youtube da Rede com os debates realizados em semestres anteriores, assim como dado início a uma programação de capacitação com temas relacionados ao empreendedorismo. Para que pessoas que sonham em se tornar empreendedores possam aprender por exemplo, com a experiência de pessoas que já deram certo no ramo desejado, como alcançaram seus objetivos, quais foram suas maiores dificuldades iniciais e erros que cometeram e poderiam ser evitados se tivessem o esse conhecimento quando iniciaram sua jornada empreendedora.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para a ODS 4, sobre: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
Clinica de Educação Financeira Unifesp (CEF/Unifesp)
Equipe Envolvida: Henrique Fernandes, Maria Victoria Cerqueira Barreto, Mayane de Sousa Barreto, Sarah Ribeiro Rocha.
Coordenador: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Finanças, Educação Financeira e Contabilidade.
Cadastro SIEX: 22381
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024
Objetivo da atividade: A Clínica de Educação Financeira tem por objetivo ajudar pessoas em situação de dificuldade financeira a organizar suas finanças pessoais a partir de consultas individuais, da disponibilização de materiais para apoio ao paciente e da comunicação aberta ao público através das redes sociais e do podcast, para alertar sobre as armadilhas que dificultam a organização das finanças.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que as pessoas consigam, a partir da consulta, melhorar a forma como lidam com o próprio dinheiro, que os adolescentes que estão saindo da escola e indo para a universidade já saiam com a consciência da importância da responsabilidade financeira, graças à Clínica, e que, o público como um todo, possa aplicar os conhecimentos adquiridos no conteúdo produzido nas mídias sociais e no podcast.
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 5: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas"
ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos"
ODS 12: "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis"
Grupo organizador
Canal no Spotify
Fortalecendo a Transparência e a Cidadania: Parceria entre o Observatório Social do Brasil e a Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)
Equipe Envolvida: Giovanna Vieira dos Santos, Letícia Maglio Miranda e Matheus Fernando Saito
Coordenadores: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Boa Governança, Ética e Transparência
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024
Objetivo da atividade: O projeto avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se possuem plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município, entre outros quesitos. A metodologia da avaliação procura mensurar os esforços desses entes públicos em tornar as informações mais acessíveis à população, inclusive por meio de formatos abertos que os tornem “legíveis” por máquinas. Também avalia a atitude proativa desses governos no sentido de não apenas apresentar a informação, mas também disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações que não estão disponibilizadas.
Resultados obtidos ou esperados: Aprimoramento das ferramentas de acesso à informação, permitindo que os cidadãos exerçam o controle social de forma mais eficaz. Além disso, espera-se que os governos municipais adotem práticas mais proativas na disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis, além de criarem canais para denúncias e solicitações de informações. Essas iniciativas buscam fomentar uma cultura de transparência e fortalecer a participação cidadã, gerando impactos positivos e duradouros na gestão pública.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”
ODS 16, sobre: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”
Quebrando Paradigmas
Equipe Envolvida: Bruno Leira, Ribenson Fertilien, Suellen Carmo, Livia Thaina
Coordenadores: Profa. Dra Miriam Christi Midori Oishi Nemoto
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade social, Educação e Pesquisa em Administração
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2024
Objetivo da atividade: Este projeto visa reverter as visões distorcidas e limitadas que a carreira em Administração enfrenta, além de expor a versatilidade desta formação. Destaca-se ainda, que essa graduação é responsável por desenvolver habilidades cruciais como análise de dados, planejamento estratégico, liderança, comunicação eficaz, solução de problemas e visão integradora, todas altamente valorizadas no mercado profissional e que podem levar a carreiras enriquecedoras e bem remuneradas.
O projeto "Quebrando Paradigmas" tem como missão promover uma visão mais ampla e positiva da carreira em Administração, encorajando uma nova geração a explorar e valorizar essa área. A iniciativa busca eliminar preconceitos, ampliar o entendimento sobre o curso e assegurar que mais indivíduos considerem a Administração como uma opção viável na Universidade Federal de São Paulo.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que o projeto aumente a visibilidade da UNIFESP nas comunidades locais e motive os jovens a considerar a administração como uma carreira promissora. O projeto também visa criar um maior engajamento entre a universidade e a comunidade, facilitando o acesso à informação e incentivando a inclusão de novos estudantes no curso de Administração.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”