Projetos

Logística Reversa na Comunidade Osasco

Equipe Envolvida: Camila Fernandes Feitoza; Giovanna Agnelli; Roberta Ferreira Batista; Vinicius Costa, Isabelle Romero e Camilly Victória Oliveira.

Cordenadora: Profa. Dra. Kumiko Oshio Kissimoto. 

Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Cadastro SIEX: 22410.

Período de Realização da Ação de Extensão:  1º e 2º semestre de 2024.

Objetivo: Projeto de conscientização ambiental criado em parceria com líderes comunitários, prefeitura de Osasco, cooperativas de reciclagem, escolas estaduais e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Resultados obtidos ou esperados: Realização de diversas atividades envolvendo: 

Visita técnica ao Mercado Livre, Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp e arrecadação de produtos de higiene pessoal para doação.

Esse projeto contribui para:

ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas.";

ODS 12, sobre: ";Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.";

ODS 13, sobre: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.”.


Grupo organizador

Ação de educação na EMEIEF Jeanete Beauchamp 

Rede Empreendedora


Equipe Envolvida: Danilo Gallo; Felipe Augusto; Gabriel Cavalini, Juan Sartal, Leonardo Lopes e Matheus Chagas.

Coordenadores: Prof. Dr. Ricardo Bueno e Profa. Dra. Heloísa Holinazel.

Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Cadastro SIEX: 23896.

Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024.

Objetivo: Promover uma rede de empreendedorismo por meio dos debates e demais atividades que serão realizadas pelo grupo, de modo a compartilhar experiências e capacitar alunos da UNIFESP e toda comunidade a sua volta, incentivando e auxiliando assim, futuros empreendedores de sucesso. Resultando não apenas em um sucesso pessoal para esse empreendedor, mas um resultado benéfico para toda a sociedade regional, uma vez que o empreendedorismo fomenta a economia e dessa forma estimula o crescimento de locais que não possuem um incentivo empreendedor.

Resultados obtidos ou esperados: Serão realizados debates com temas relevantes ao empreendedorismo e convidados empreendedores para compartilhar suas experiências, sendo o primeiro voltado para o mercado gastronômico e suas mudanças, adaptações e desenvolvimento. Além disso, será disponibilizado um acervo no canal do Youtube da Rede com os debates realizados em semestres anteriores, assim como dado início a uma programação de capacitação com temas relacionados ao empreendedorismo. Para que pessoas que sonham em se tornar empreendedores possam aprender por exemplo, com a experiência de pessoas que já deram certo no ramo desejado, como alcançaram seus objetivos, quais foram suas maiores dificuldades iniciais e erros que cometeram e poderiam ser evitados se tivessem o esse conhecimento quando iniciaram sua jornada empreendedora.

Grupo organizador

Esse projeto contribui para a ODS 4, sobre: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

Clinica de Educação Financeira Unifesp (CEF/Unifesp)

Equipe Envolvida: Henrique Fernandes; Maria Victoria Cerqueira Barreto; Mayane de Sousa Barreto e Sarah Ribeiro Rocha.

Coordenador: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib. 

Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso:  Finanças, Educação Financeira e Contabilidade.

Cadastro SIEX: 22381.

Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2024.

Objetivo da atividade: A Clínica de Educação Financeira tem por objetivo ajudar pessoas em situação de dificuldade financeira a organizar suas finanças pessoais a partir de consultas individuais, da disponibilização de materiais para apoio ao paciente e da comunicação aberta ao público através das redes sociais e do podcast, para alertar sobre as armadilhas que dificultam a organização das finanças.

Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que as pessoas consigam, a partir da consulta, melhorar a forma como lidam com o próprio dinheiro, que os adolescentes que estão saindo da escola e indo para a universidade já saiam com a consciência da importância da responsabilidade financeira, graças à Clínica, e que, o público como um todo, possa aplicar os conhecimentos adquiridos no conteúdo produzido nas mídias sociais e no podcast.

Esse projeto contribui para:

ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";

ODS 5: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas";

ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos";

ODS 12: "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis".

Grupo organizador

Canal no Spotify

Fortalecendo a Transparência e a Cidadania: Parceria entre o Observatório Social do Brasil e a Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)

Equipe Envolvida: Giovanna Vieira dos Santos; Letícia Maglio Miranda e Matheus Fernando Saito.

Coordenadores: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.

Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Boa Governança, Ética e Transparência.

Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024.

Objetivo da atividade: O projeto avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se possuem plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município, entre outros quesitos. A metodologia da avaliação procura mensurar os esforços desses entes públicos em tornar as informações mais acessíveis à população, inclusive por meio de formatos abertos que os tornem “legíveis” por máquinas. Também avalia a atitude proativa desses governos no sentido de não apenas apresentar a informação, mas também disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações que não estão disponibilizadas.

Resultados obtidos ou esperados: Aprimoramento das ferramentas de acesso à informação, permitindo que os cidadãos exerçam o controle social de forma mais eficaz. Além disso, espera-se que os governos municipais adotem práticas mais proativas na disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis, além de criarem canais para denúncias e solicitações de informações. Essas iniciativas buscam fomentar uma cultura de transparência e fortalecer a participação cidadã, gerando impactos positivos e duradouros na gestão pública.

Grupo organizador

Esse projeto contribui para:

ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”;

ODS 16, sobre: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Quebrando Paradigmas 

Equipe Envolvida: Bruno Leira; Ribenson Fertilien; Suellen Carmo e Livia Thaina.

Coordenadores: Profa. Dra. Miriam Christi Midori Oishi Nemoto.

Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade social, Educação e Pesquisa em Administração.

Cadastro SIEX: 22429.

Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2024.

Objetivo da atividade: Este projeto visa reverter as visões distorcidas e limitadas que a carreira em Administração enfrenta, além de expor a versatilidade desta formação. Destaca-se ainda, que essa graduação é responsável por desenvolver habilidades cruciais como análise de dados, planejamento estratégico, liderança, comunicação eficaz, solução de problemas e visão integradora, todas altamente valorizadas no mercado profissional e que podem levar a carreiras enriquecedoras e bem remuneradas. 

O projeto "Quebrando Paradigmas" tem como missão promover uma visão mais ampla e positiva da carreira em Administração, encorajando uma nova geração a explorar e valorizar essa área. A iniciativa busca eliminar preconceitos, ampliar o entendimento sobre o curso e assegurar que mais indivíduos considerem a Administração como uma opção viável na Universidade Federal de São Paulo. 

Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que o projeto aumente a visibilidade da UNIFESP nas comunidades locais e motive os jovens a considerar a administração como uma carreira promissora. O projeto também visa criar um maior engajamento entre a universidade e a comunidade, facilitando o acesso à informação e incentivando a inclusão de novos estudantes no curso de Administração.

Grupo organizador

Esse projeto contribui para:

ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";

ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.

Acesse abaixo o perfil do Instagram: