Eventos
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 8, sobre: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos"
ODS 9, sobre: "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação"
#4Talks
Equipe Envolvida: Janaina Ribeiro dos Santos; Juan Carlo Campos Silva; Juan Gabriel de Jesus Sartal; Jullia Rodrigues Santos e Matheus Ramos da Cruz.
Coordenadora: Profa. Dra. Taís Pasquotto Andreoli.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Marketing.
Cadastro SIEX: 25259.
Período de Realização da Ação de Extensão: de 08/05/2024 a 29/05/2024.
Objetivo: aprimorar as discussões sobre o marketing digital dentro da universidade, através do olhar de profissionais de mercado capacitados e com experiências profissionais e humanas diferentes.
Resultados obtidos ou esperados:
Atualização e Capacitação: os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências e ferramentas em marketing digital, essencial para manter a competitividade no mercado;
Desenvolvimento de Habilidades Práticas: As palestras e sessões interativas permitiram o desenvolvimento de habilidades práticas, fundamentais para a aplicação das teorias aprendidas em sala de aula.
Networking: O evento facilitou a criação de uma rede de contatos profissionais, crucial para futuras oportunidades de emprego e colaboração.
Integração e Impacto Comunitário: A iniciativa reforçou o papel da universidade pública na disseminação de conhecimento e no desenvolvimento regional, proporcionando acesso gratuito a informações e treinamentos de alta qualidade.
Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação: Ao abordar temas relacionados a empreendedorismo e inovação, o evento incentivou os participantes a pensar criativamente e desenvolver novos projetos.
Grupo organizador
IX Semana da Educação Financeira UNIFESP EPPEN 2024
Equipe Envolvida: Adriano Dias da Paz; Caio Cesar Ciolari Sacramento; Joao Henrique Silveira Baptista Filho; Kamily Vitoria Sales da Silva; Lucas Serafim da Silva.
Coordenador: Prof. Dr. Bolívar Godinho e Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Ciências Sociais Aplicadas - Administração.
Cadastro SIEX: 25360.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024
Objetivo: O objetivo de compartilhar os conceitos básicos de finanças, experiências relevantes e o impacto que este conhecimento, bem como o planejamento de curto, médio e longo prazo pode trazer para as pessoas, bem como mostrar como identificar alguns dos comportamentos que podem impactar no dia a dia e no futuro de suas finanças, bem como o conhecimento que pode trazer para os alunos, técnicos e público em geral uma nova perspectiva na relação do dinheiro com o futuro. Com isso a UNIFESP e particularmente a EPPEN colabora com a comunidade introduzindo para alguns e aprofundando para outros uma das bases para a redução da desigualdade social que e a educação financeira – que consta nas diretrizes da educação.
Resultados obtidos: Com uma presença maior de alunos da UNIFESP (diversos cursos), mas contando também com participação da comunidade acadêmica e da população em geral, as palestras foram bastante elogiadas pela profundidade e relevância dos temas, bem como pela abertura a questionamentos e participação. Colaborando direta e indiretamente para a disseminação do conhecimento proposto, trabalhando diretamente dois pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel – por meio da educação, a redução da desigualdade.
Grupo organizador
Esse evento contribui para:
ODS 4 "assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos"
ODS 10, sobre: "reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles"
Semana da Administração - SEMAD
Equipe Envolvida: Caroline Silva de Souza, Geovana da Silva Rodrigues, Grasiella Soares Pereira, Leonardo Brandão e William Lima.
Coordenadores: Profa. Dra. Regina Camargo, Profa. Dra. Tais Pasquotto, Profa. Dra. Maria Thereza Antunes , Prof. Dr. Durval Lucas, Prof. Dr. Evandro Luis e Prof. Dr. Ricardo Bueno.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Administração e Sociedade.
Cadastro SIEX: 24299.
Período de Realização da Ação de Extensão: Novembro/2024
Objetivo da atividade: O objetivo geral desta atividade de extensão é aumentar a visibilidade do evento e ampliar a participação e engajamento dos discentes e da comunidade externa. Além disso, a Semana de Administração é um momento ideal e propício para networking entre discentes, docentes, palestrantes e participantes em geral. Dessa forma, o aprendizado e aprimoramento do conhecimento em Administração ocorre por meio de uma programação variada e múltipla para todos os gostos, a qual conta com palestras, oficinas, prêmios, feiras de carreira e até uma competição de casos. Tal cenário foge do usual aprendizado em sala de aula e vem para complementá-lo.
Resultados obtidos ou esperados: Em 2023, os objetivos foram alcançados com êxito, esperava-se que os participantes adquirissem conhecimentos sobre práticas sustentáveis no setor varejista e compreendessem a importância da sustentabilidade nas estratégias das empresas. Além disso, o evento ofereceu o networking necessário entre os alunos participantes e palestrantes, estimulando assim, discussões relevantes para o campo da Administração.
Para a edição de 2024, cujo tema será "Compreendendo a Diversidade de Carreiras em Administração", buscamos proporcionar uma visão ampla das diversas trajetórias profissionais que os administradores podem seguir. O objetivo é destacar as diferentes áreas de atuação dentro da administração, desde gestão de empresas tradicionais até startups e organizações não governamentais. Também se almeja incentivar a troca de experiências entre profissionais experientes e recém-formados, promovendo um ambiente rico em aprendizado e networking, além de discutir as competências e habilidades necessárias para navegar com sucesso nas diversas carreiras possíveis na administração.
Grupo organizador
Esse evento contribui para a ODS 4, sobre: "garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 9, sobre: "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação"
De Frente Com o Gestor
Equipe Envolvida: Ana Luiza da Mota Ferreira; Davi Almeida Olivette; Gustavo Rodrigues Weber Pereira; Katarine Matuoka e Luana Alayon.
Coordenadores: Profa. Dra. Maria Thereza Pompa Antunes.
Área da Atividade de Extensão Relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Estratégia em Organizações e Administração e Sociedade.
Cadastro: 23997 e 24252.
Período e Realização da Atividade: 30/09/2024 — 12/02/2025
Objetivo da Atividade: O projeto “De frente com o Gestor” proporciona encontros descontraídos com profissionais referências na área da gestão e finanças, com o objetivo de promover a conexão entre a prática profissional e os estudantes da área de negócios. Através de discussões de temas de interesse dos alunos, o projeto visa apresentar a trajetória e a experiência prática dos gestores, aproximando os alunos no dia a dia do mercado de trabalho e dos desafios que podem ser enfrentados nas respectivas áreas de interesse. Assim, além da educação de qualidade proporcionada pela instituição de ensino, esperamos gerar crescimento econômico com os novos entrantes do mercado de trabalho, impactando na indústria, inovação e infraestrutura.
Resultados Obtidos e Esperados: Proporcionar encontros descontraídos entre gestores e universitários, a fim de trocar experiências, compartilhar conhecimento teórico e prático e realizar networking com as áreas de interesse.
Grupo organizador
Conheça os canais do projeto:
Esse evento contribui para as:
ODS 16, sobre: "Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"
ODS 17, sobre: "Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável"
Métricas em Foco: O Uso de Indicadores por Órgãos Públicos
Equipe Envolvida: Andreia Rodrigues Matos; Everton Andrade da Silva, Marina Paiva; Marta Cardoso Rocha e Patricia Karenina Arrais Maia.
Coordenadora: Prof. Dr. Emerson Gomes dos Santos.
Cadastro SIEX: 25981.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: O objetivo do presente projeto de extensão é o planejamento e realização de um evento para a divulgação da pesquisa “Proposta de Guia para a Criação de Indicadores de Desempenho para Órgãos Públicos: Aplicação no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo” (2024) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da UNIFESP, que se configurou como parte dos requisitos para obtenção de Título de Mestre conferido a Newton Krüger Tallens Júnior, Major PM do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, sob orientação do professor Emerson Gomes dos Santos. A pesquisa teve como objeto de estudo o 11º Grupamento de Bombeiros – RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista.
Resultados obtidos ou esperados: Foi identificado como principal objetivo a ser alcançado com a realização do evento, reunir e engajar atores interessados no uso de indicadores como métricas de mensuração de desempenho, tais como prefeituras, órgãos públicos e membros da sociedade civil. O uso do guia contribuirá para a construção de estratégias tangíveis que contribuam para o alcance de metas estipuladas por governos, na oferta de serviços públicos, além do monitoramento de ações desenvolvidas pelos órgãos públicos, proporcionando "(...) benefícios como a melhoria contínua, subsídios à tomada de decisões, benchmarking, monitoramento de ações, aumento da transparência e do accountability." (TALLENS JUNIOR, 2024, s.p.)
Grupo organizador