Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Equipe Envolvida: João Henrique Piber Soares; Kamily Vitoria Sales da Silva e Lucas Serafim da Silva.
Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess e Prof. Dr. Emerson Gomes dos Santos.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Evento de disseminação dos projetos de extensão universitária e apresentação do impacto social das atividades desenvolvidas.
Cadastro SIEX: 26997.
Período de Realização da Ação de Extensão: 25/02/2025.
Objetivo: O objetivo da SEMEX 2025 é disseminar as ações de extensão universitária para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, apresentando o impacto social das atividades desenvolvidas. O evento é organizado por um grupo específico da UC de Atividades de Extensão, e todos os grupos da Unidade Curricular apresentam seus projetos, destacando os resultados obtidos, aprendizados adquiridos e os desafios enfrentados ao longo da execução.
Resultados obtidos ou esperados:
Ampliação da visibilidade dos projetos de extensão.
Estímulo à participação de estudantes e professores nos projetos de impacto social.
Criação de novas parcerias para a continuidade e expansão das ações de extensão.
Conscientização sobre a relevância da extensão universitária para a transformação social.
Grupo organizador
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 8, sobre: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos"
ODS 9, sobre: "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação"
Equipe Envolvida: Janaina Ribeiro dos Santos; Juan Carlo Campos Silva; Juan Gabriel de Jesus Sartal; Jullia Rodrigues Santos e Matheus Ramos da Cruz.
Coordenadora: Profa. Dra. Taís Pasquotto Andreoli.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Marketing.
Cadastro SIEX: 25259.
Período de Realização da Ação de Extensão: de 08/05/2024 a 29/05/2024.
Objetivo: aprimorar as discussões sobre o marketing digital dentro da universidade, através do olhar de profissionais de mercado capacitados e com experiências profissionais e humanas diferentes.
Resultados obtidos ou esperados:
Atualização e Capacitação: os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as últimas tendências e ferramentas em marketing digital, essencial para manter a competitividade no mercado;
Desenvolvimento de Habilidades Práticas: As palestras e sessões interativas permitiram o desenvolvimento de habilidades práticas, fundamentais para a aplicação das teorias aprendidas em sala de aula.
Networking: O evento facilitou a criação de uma rede de contatos profissionais, crucial para futuras oportunidades de emprego e colaboração.
Integração e Impacto Comunitário: A iniciativa reforçou o papel da universidade pública na disseminação de conhecimento e no desenvolvimento regional, proporcionando acesso gratuito a informações e treinamentos de alta qualidade.
Estímulo ao Empreendedorismo e Inovação: Ao abordar temas relacionados a empreendedorismo e inovação, o evento incentivou os participantes a pensar criativamente e desenvolver novos projetos.
Grupo organizador
Equipe Envolvida: Adriano Dias da Paz; Caio Cesar Ciolari Sacramento; Joao Henrique Silveira Baptista Filho; Kamily Vitoria Sales da Silva; Lucas Serafim da Silva.
Coordenador: Prof. Dr. Bolívar Godinho e Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Ciências Sociais Aplicadas - Administração.
Cadastro SIEX: 25360.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024
Objetivo: O objetivo de compartilhar os conceitos básicos de finanças, experiências relevantes e o impacto que este conhecimento, bem como o planejamento de curto, médio e longo prazo pode trazer para as pessoas, bem como mostrar como identificar alguns dos comportamentos que podem impactar no dia a dia e no futuro de suas finanças, bem como o conhecimento que pode trazer para os alunos, técnicos e público em geral uma nova perspectiva na relação do dinheiro com o futuro. Com isso a UNIFESP e particularmente a EPPEN colabora com a comunidade introduzindo para alguns e aprofundando para outros uma das bases para a redução da desigualdade social que e a educação financeira – que consta nas diretrizes da educação.
Resultados obtidos: Com uma presença maior de alunos da UNIFESP (diversos cursos), mas contando também com participação da comunidade acadêmica e da população em geral, as palestras foram bastante elogiadas pela profundidade e relevância dos temas, bem como pela abertura a questionamentos e participação. Colaborando direta e indiretamente para a disseminação do conhecimento proposto, trabalhando diretamente dois pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel – por meio da educação, a redução da desigualdade.
Grupo organizador
Esse evento contribui para:
ODS 4 "assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos"
ODS 10, sobre: "reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles"
Equipe Envolvida: Caroline Silva de Souza, Geovana da Silva Rodrigues, Grasiella Soares Pereira, Leonardo Brandão e William Lima.
Coordenadores: Profa. Dra. Regina Camargo, Profa. Dra. Tais Pasquotto, Profa. Dra. Maria Thereza Antunes , Prof. Dr. Durval Lucas, Prof. Dr. Evandro Luis e Prof. Dr. Ricardo Bueno.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Administração e Sociedade.
Cadastro SIEX: 25513.
Período de Realização da Ação de Extensão: Novembro/2024
Objetivo da atividade: O objetivo geral desta atividade de extensão é aumentar a visibilidade do evento e ampliar a participação e engajamento dos discentes e da comunidade externa. Além disso, a Semana de Administração é um momento ideal e propício para networking entre discentes, docentes, palestrantes e participantes em geral. Dessa forma, o aprendizado e aprimoramento do conhecimento em Administração ocorre por meio de uma programação variada e múltipla para todos os gostos, a qual conta com palestras, oficinas, prêmios, feiras de carreira e até uma competição de casos. Tal cenário foge do usual aprendizado em sala de aula e vem para complementá-lo.
Resultados obtidos ou esperados: Nesta edição de 2024, cujo tema foi "Compreendendo a Diversidade de Carreiras em Administração",os objetivos foram alcançados com êxito. Nesse sentido, foram realizadas 11 palestras com oradores renomados, a exemplo da Daniela Bramont, representante do grupo O Boticário e o Rhuann Destro, o qual trabalha no marketing da Gazin Administradora de Shopping. Além disso, contamos com oficinas de
Canva, Linkedin e Mercado financeiro que garantiram muito dinamismo e criatividade aos envolvidos. Vale ressaltar ainda que foram oferecidos coffee breaks patrocinados pelas empresas Aboissa e Heartman House, os quais proporcionaram a troca de experiências entre profissionais experientes e recém-formados, promovendo um ambiente rico em aprendizado e networking.
A Semad 2024, ainda contou com premiações inéditas, dessa forma, novas categorias foram abordadas como melhor iniciação científica do ano e prêmio mérito acadêmico que recompensou o aluno destaque do período. Por fim, após a pesquisa de satisfação recebemos feedbacks positivos dos participantes a exemplo do relato a seguir: “Ótimo evento! Foi muito legal conhecer empresas como o Grupo Boticário e a Heartman House, acho interessante chamar mais empresas no ano que vem!”, a partir disso, nota-se que a Semad foi um sucesso e seguiremos melhorando para as próximas edições. Nos vemos na Semana 2025!!!
Grupo organizador
Esse evento contribui para a ODS 4, sobre: "garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 9, sobre: "Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação"
Equipe Envolvida: Ana Luiza da Mota Ferreira; Davi Almeida Olivette; Gustavo Rodrigues Weber Pereira; Katarine Matuoka e Luana Alayon.
Coordenadores: Profa. Dra. Maria Thereza Pompa Antunes.
Área da Atividade de Extensão Relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Estratégia em Organizações e Administração e Sociedade.
Cadastro: 23997 e 24252.
Período e Realização da Atividade: 30/09/2024 — 12/02/2025
Objetivo da Atividade: O projeto “De frente com o Gestor” proporciona encontros descontraídos com profissionais referências na área da gestão e finanças, com o objetivo de promover a conexão entre a prática profissional e os estudantes da área de negócios. Através de discussões de temas de interesse dos alunos, o projeto visa apresentar a trajetória e a experiência prática dos gestores, aproximando os alunos no dia a dia do mercado de trabalho e dos desafios que podem ser enfrentados nas respectivas áreas de interesse. Assim, além da educação de qualidade proporcionada pela instituição de ensino, esperamos gerar crescimento econômico com os novos entrantes do mercado de trabalho, impactando na indústria, inovação e infraestrutura.
Resultados Obtidos e Esperados: Proporcionar encontros descontraídos entre gestores e universitários, a fim de trocar experiências, compartilhar conhecimento teórico e prático e realizar networking com as áreas de interesse.
Grupo organizador
Conheça os canais do projeto:
Esse evento contribui para as:
ODS 16, sobre: "Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"
ODS 17, sobre: "Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável"
Equipe Envolvida: Andreia Rodrigues Matos; Everton Andrade da Silva, Marina Paiva e Marta Cardoso Rocha.
Coordenadora: Prof. Dr. Emerson Gomes dos Santos e Profa. Dra.Gabriela de Brelàz.
Cadastro SIEX: 25981.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: O evento de divulgação da pesquisa “Proposta de Guia para a Criação de Indicadores de Desempenho para Órgãos Públicos: Aplicação no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo” (2024), foi realizado no dia 21 de agosto de 2024. A iniciativa reuniu especialistas, representantes do setor público e interessados no tema, proporcionando um espaço de diálogo.
Esse encontro permitiu consolidar a relação de colaboração com a Prefeitura de Osasco, além de expandir o alcance do projeto para outras administrações municipais. Como resultado, avançamos para a segunda etapa, desta vez tendo como objetivo o fortalecimento do referencial teórico, a consolidação de um plano piloto e a definição de indicadores para serem utilizados no plano de governo aberto da prefeitura de Osasco.
Além disso, espera-se que o projeto tenha continuidade nos próximos semestres, para sua aplicação e validação empírica.
Resultados obtidos ou esperados: Como resultado das ações do projeto tivemos a realização do evento no dia 21 de agosto de 2024, no qual pudemos reunir e engajar atores interessados no uso de indicadores como métricas de mensuração de desempenho, tais como prefeituras, órgãos públicos e membros da sociedade civil.
Nesse momento, espera-se consolidar os indicadores em um plano piloto, a fim de que possam ser utilizados e aplicados empiricamente nos próximos semestres.
Grupo organizador
Esse evento contribui para as:
ODS 04, sobre: "“Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”
Equipe Envolvida: Camila Fernandez Feitosa e Roberta Ferreira Batista.
Coordenadora: Prof. Dr. Emerson Gomes do Santos e Prof. Dra. Nildes Pitombo Leite
Cadastro SIEX: 25836.
Período de Realização da Ação de Extensão: 2° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: O objetivo principal do projeto é contribuir para a valorização da aprendizagem significativa na transição entre o ensino médio e o ensino superior, especialmente para estudantes em
situação de vulnerabilidade social. A proposta visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma abordagem centrada no aluno, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e na corresponsabilidade entre estudantes e educadores. Além disso, o projeto busca aplicar os conceitos aprendidos na vida cotidiana, preparando os alunos para os desafios do futuro acadêmico e profissional.
Resultados obtidos ou esperados: Desenvolvimento da ação do projeto para semestres posteriores.
Grupo organizador