Projetos
Projetos
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Equipe Envolvida: Gabriela da Silva Gomes, Maria Eduarda Silvestre Santos, Miguel dos Santos Torquete, Alissa Ogochi Samezima e Rafaella de Sena França.
Coordenadora: Profa. Dra. Tais Pasquotto Andreoli, Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess e Prof. Dr. Evandro Luiz Lopes.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Comunicação e Educação.
Cadastro SIEX: 27566.
Período de Realização da Ação de Extensão: No primeiro semestre de 2025, foi iniciada a realização desse projeto de extensão e daremos sequência no segundo semestre de 2025.
Objetivo: O objetivo é promover ações diversas de capacitação mercadológica, a partir do interesse dos próprios componentes (palestras, cursos, oficinas, visitas técnicas, etc.), sendo previstas pelo menos três atividades por semestre. Essas ações terão variações quanto ao formato de oferecimento (presencial, remoto ou híbrido), bem como ao público-alvo (somente diretoria, todos os membros da Liga, discentes ou mesmo abertos à comunidade), a depender de suas especificidades. Por fim, com o decorrer da atuação, a Liga também buscará maior aproximação com empresas, negociando o alinhamento de processos seletivos direcionados aos membros capacitados.
Resultados obtidos ou esperados:
Incentivar o protagonismo discente no desenho do seu próprio desenvolvimento intelectual e profissional;
Estimular a liderança e o trabalho em equipe;
Oportunizar formação complementar à sala de aula;
Criar um ambiente e um grupo de relações profissionais relacionados à área de interesse;
Aproximar-se de profissionais do mercado e empresas;
Promover capacitação mercadológica diferenciada.
Grupo organizador
Este evento abrange:
ODS 4, sobre: "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos"
ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.
Equipe Envolvida: Agnes Fernanda Delphino de Souza Costa, Gabrielly Cristini Silva Oliveira, Grazielle Rosa de Almeida, Henrique Troncoso Dallevo e Yasmim Rodrigues da Silva.
Coordenadora: Profa. Dra. Miriam Christi Midori Oishi Nemo.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade social, Educação e Pesquisa em Administração.
Cadastro SIEX: 22429.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° e 2° semestre de 2025.
Objetivo: O projeto de extensão Quebrando Paradigmas tem como objetivo promover uma visão mais ampla, realista e atrativa sobre o curso de Administração oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Por meio de visitas a escolas da região de Osasco, os alunos da graduação buscam dialogar com estudantes do ensino médio para desmistificar estereótipos relacionados à área, apresentar a diversidade de possibilidades profissionais que a formação oferece e destacar as competências desenvolvidas ao longo do curso de Administração. Além disso, o projeto visa apresentar a UNIFESP como uma instituição pública de ensino superior de excelência, aproximando a universidade da comunidade e ampliando o acesso à informação. Dessa forma, busca-se incentivar a inclusão, despertar o
interesse dos jovens pela carreira em Administração e fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade.
Resultados obtidos ou esperados:
Espera-se que o projeto aumente a visibilidade da UNIFESP nas comunidades locais e motive os jovens a considerar a administração como uma carreira promissora. O projeto também visa criar um maior engajamento entre a universidade e a comunidade, facilitando o acesso à informação e incentivando a inclusão de novos estudantes no curso de Administração.
Grupo organizador
Equipe Envolvida: Beatriz Marchi de Lira, Gabrielli Alves de Castro, Vittoria Mayanne Pereira Carvalho e Vinicius Costa de Jesus.
Cordenadora: Profa. Dra. Kumiko Oshio Kissimoto.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Cadastro SIEX: 22410.
Período de Realização da Ação de Extensão: Dois anos: 1° e 2° semestre de 2025 e 2026.
Objetivo: Promover educação ambiental para formação de cidadãos mais conscientes, em parceria com líderes comunitários, prefeitura de Osasco, cooperativas de reciclagem e escolas estaduais.
Resultados obtidos ou esperados: Realização de apresentação expositiva sobre temas como sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem e temas correlatos, atividades promovidas na escola EMEF Cecília Castelani, desenvolvimento de atividades e dinâmicas educativas, promoção de ação para coleta de lacres de alumínio para doação e desenvolvimento de compostagem.
Esse projeto contribui para:
ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis”
ODS 13, sobre: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”
Grupo organizador
Grupo organizador
Equipe Envolvida: Camila Mendes, Caroline Reis, Daniel Alves e Mariana Lula.
Cordenadora: Profa. Dra.Regina da Silva de Camargo Barros.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Educação, Inovação e Gestão em Negócios .
Cadastro SIEX: 27863.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° e 2° semestre de 2025.
Objetivo: O curso visa capacitar profissionais e estudantes a desenvolverem habilidades criativas e uma postura inovadora para enfrentar desafios contemporâneos. Através de aulas online, materiais didáticos e exercícios práticos, o projeto ensina técnicas como design thinking e métodos de ideação, ajudando os participantes a gerar soluções criativas para problemas reais em seus contextos profissionais e pessoais. Com conteúdo gratuito, a iniciativa busca democratizar o acesso ao conhecimento sobre inovação, transformando conceitos acadêmicos em ferramentas aplicáveis no dia a dia. O curso aborda desde a identificação de bloqueios criativos até estratégias para implementação de ideias inovadoras, oferecendo um aprendizado prático que pode ser imediatamente aplicado em diferentes situações e ambientes organizacionais.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades práticas para pensar de forma criativa e inovadora, aplicando técnicas como design thinking e métodos de ideação em seus desafios profissionais e cotidianos. Que consigam identificar e superar bloqueios à criatividade, transformando ideias em soluções reais, enquanto se tornam multiplicadores desse conhecimento em suas redes de contato. O objetivo final é que os conceitos aprendidos gerem mudanças efetivas - desde a melhoria de processos em organizações até o desenvolvimento de projetos pessoais mais inovadores, criando um impacto que vá além da sala de aula.
Esse projeto contribui para:
ODS 4, sobre: “Aumentar o número de jovens e adultos com habilidades relevantes para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”
ODS 8, sobre: “Alcançar níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação
ODS 9, sobre: “Apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em países em desenvolvimento”
Equipe Envolvida: João Lucas Ferreira Lima, Renan Menk Fernandes, Carolina Thomé Testa e Gustavo Yuzo Sumida.
Coordenadores: Profa. Dra. Elisa Thomé Sena, Profa. Dra. Francielle Santo Pedro Simões e Profa. Dra. Claudia Kniess.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Ensino e Pesquisa em Administração.
Cadastro SIEX: 26149.
Período de Realização da Ação de Extensão: 12/05/2025 até 30/12/2025.
Objetivo: O projeto Café com Cálculo tem por objetivo principal facilitar a transição dos estudantes para cursos com forte componente de cálculo, por meio de encontros semanais informais, com metodologia de estudo dirigido, discussão de dúvidas, troca de experiências e incentivo ao estudo ativo, autonomia e disciplina. Além disso, promove a interação entre alunos de diferentes cursos e origens.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que os estudantes desenvolvam consciência da importância de uma base matemática sólida e a resolução de exercícios para o aprendizado eficaz de matérias de exatas, criando uma cultura de estudo contínuo, individual e em grupo, que contribuirá para a melhoria do desempenho acadêmico e democratização do conhecimento em matemática, inclusive para estudantes externos e vestibulandos.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para a ODS 4, sobre: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Esse projeto contribui para a ODS 4, sobre: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".
Equipe Envolvida: Bred de Souza Kutz, Gabriel dos Santos Bocaina, Karolyne Tomio de Pinho, Victor Keisuke Okada, e Nathalia Sertorio Lopes.
Coordenadores: Prof. Dr. Ricardo Bueno e Profa. Dra. Heloísa Holinazel.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
Cadastro SIEX: 27902.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° e 2° semestre de 2025.
Objetivo: A Rede Empreendedora tem como objetivo, por meio da academia, promover conexões entre empreendedores, baseada na troca de vivências e experiências, além de expor novas perspectivas de gestão e negócios aos discentes da universidade. Para isso, são realizados eventos temáticos que fortalecem a rede, construídos a partir dos interesses dos empreendedores e da comunidade. Tais eventos são organizados pelos discentes do curso de Administração, com o apoio dos docentes coordenadores do projeto. A proposta é compartilhar experiências relevantes, gerar insights, estimular networking e ampliar as possibilidades de sucesso de quem empreende e quer empreender, em um ambiente seguro e aberto para discussões.
Resultados obtidos ou esperados: A Rede empreendedora espera sobretudo criar uma conexão entre os empreendedores, para fortalecerem a comunidade empreendedora e se apoiarem. O projeto visa expandir a cultura empreendedora através de assuntos engajantes para os empreendedores e potenciais empreendedores, promovendo ações de educação de qualidade e trabalho decente para o crescimento econômico sustentável. Assim, o projeto se alia ao pacto global de desenvolvimento sustentável partindo da base da pirâmide social.
Grupo organizador
Equipe Envolvida: Larissa Bortolucci, Lucas Moreira Paim, Nicole Olah de Almeida, Rayssa Evelly Abrantes e Vitor Antonio Bueno.
Coordenador: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Finanças, Educação Financeira e Contabilidade.
Cadastro SIEX: 22381.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2º semestre de 2025.
Objetivo da atividade: A Clínica de Educação Financeira tem por objetivo ajudar pessoas em situação de dificuldade financeira a organizar suas finanças pessoais a partir de consultas individuais, da disponibilização de materiais para apoio ao paciente e da comunicação aberta ao público através das redes sociais e do podcast, para alertar sobre as armadilhas que dificultam a organização das finanças.
Resultados obtidos ou esperados: Espera-se que os pacientes consigam, a partir da consulta, melhorar a forma como lidam com o próprio dinheiro, que os casais que estão se consultando na Clínica de Educação Financeira desenvolvam juntos um planejamento mais equilibrado e saudável para suas finanças, fortalecendo a parceria e prevenindo conflitos futuros, e que o público como um todo possa aplicar os conhecimentos adquiridos no conteúdo produzido nas mídias sociais.
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 5: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas";
ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos";
ODS 12: "Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis".
Canal no Spotify
Grupo organizador
Equipe Envolvida: Giovanna Vieira dos Santos; Letícia Maglio Miranda e Matheus Fernando Saito.
Coordenadores: Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Boa Governança, Ética e Transparência.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1° semestre de 2024.
Objetivo da atividade: O projeto avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se possuem plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município, entre outros quesitos. A metodologia da avaliação procura mensurar os esforços desses entes públicos em tornar as informações mais acessíveis à população, inclusive por meio de formatos abertos que os tornem “legíveis” por máquinas. Também avalia a atitude proativa desses governos no sentido de não apenas apresentar a informação, mas também disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações que não estão disponibilizadas.
Resultados obtidos ou esperados: Aprimoramento das ferramentas de acesso à informação, permitindo que os cidadãos exerçam o controle social de forma mais eficaz. Além disso, espera-se que os governos municipais adotem práticas mais proativas na disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis, além de criarem canais para denúncias e solicitações de informações. Essas iniciativas buscam fomentar uma cultura de transparência e fortalecer a participação cidadã, gerando impactos positivos e duradouros na gestão pública.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 11, sobre: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”;
ODS 16, sobre: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
Equipe Envolvida: Laiza Mineli Vaz Romualdo, Luan Matos de Souza, João Pedro Canizela de Camargo e Carolina Cavalcanti de Souza.
Coordenadores: Prof. Dr. Emerson Gomes dos Santos e Prof. Dr. Leandro Rivelli.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Empreendedorismo.
Cadastro SIEX: 27872.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2025.
Objetivo da atividade: Realizar o maior número de consultorias possível de acordo com a quantidade de aceites dos empreendedores e disponibilidade dos discentes, tendo em vista a qualidade das consultorias, aprofundamento nos negócios e mudanças significativas nos empreendimentos, a serem avaliadas em formulários de feedbacks ao final das consultorias.
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos".
Equipe Envolvida: Caio Lima Souza Canabrava Mota, Eloysa Oliveira de Souza, Isabela Ribeiro Santos, Luiza Tretel Silveira.
Coordenadores: Prof. Dr. Emerson Gomes dos Santos.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Tecnologia e Produção, Educação.
Cadastro SIEX: Ainda não cadastrado.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º e 2° semestre de 2025.
Objetivo da atividade: Promover uma oficina aberta à comunidade universitária e ao público externo com o objetivo de apresentar e difundir a abordagem de Mineração de Processos (Process Mining), que integra ciência de dados e gestão de processos para a análise e melhoria de processos organizacionais com base em dados reais. A atividade visa demonstrar, por meio de uma parceria com a empresa especializada (Celonis), o uso prático de ferramentas e tecnologias de Process Mining, incluindo, quando aplicável, técnicas de Machine Learning na resolução de problemas reais. Também será promovida uma dinâmica interativa, em que os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em um desafio prático. A oficina busca incentivar o uso de tecnologias inovadoras na gestão organizacional e fomentar a integração entre universidades, mercado e sociedade.
Resultados obtidos ou esperados: Com a realização do projeto, espera-se capacitar os participantes na aplicação da abordagem de Mineração de Processos (Process Mining), promovendo a integração entre ciência de dados e gestão para a análise e melhoria de processos organizacionais com base em dados reais. A oficina busca incentivar o uso de tecnologias inovadoras, como ferramentas de Process Mining e técnicas de Machine Learning, além de fortalecer a relação entre universidade e setor produtivo por meio da parceria com uma empresa especializada. Espera-se também estimular a participação ativa em dinâmicas práticas, ampliar o acesso a conhecimentos técnicos atualizados e gerar impacto positivo na formação acadêmica e profissional dos envolvidos.
Grupo organizador
Esse projeto contribui para:
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 8: "Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos";
ODS 9, sobre: “Apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em países em desenvolvimento”.
Equipe Envolvida: Brenson de Carvalho Barreto, Caio Tannouri Paiva de Carvalho, Fernanda Costa Ribeiro e Julia Santos Calabretti.
Coordenadores: Prof. Dr. Durval Lucas dos Santos Júnior.
Área da atividade de Extensão relacionada ao Projeto Pedagógico do Curso: Desenvolvimento de competências em gestão, liderança, planejamento e responsabilidade social, aplicando na prática os conhecimentos administrativos na condução de ações voltadas ao bem-estar estudantil.
Cadastro SIEX: 27990.
Período de Realização da Ação de Extensão: 1º semestre de 2025.
Objetivo da atividade: Levantar dados sobre o interesse dos estudantes de administração da EPPEN na prática esportiva, com o propósito de apoiar o desenvolvimento de iniciativas que promovam a participação em esportes e incentivem a formação de equipes voltadas à competição universitária.
Resultados obtidos ou esperados: Durante a execução do projeto, foram realizadas pesquisas documentais para identificar os requisitos necessários à participação da universidade em competições e eventos esportivos oficiais. Como resultado, reunimos dados relevantes sobre processos de inscrição, exigências regulamentares, estrutura necessária e instituições organizadoras, o que nos permite compreender com maior clareza os passos para a inclusão da EPPEN nesses eventos.
Também aplicamos questionários, tanto online quanto presencialmente, com os estudantes do curso de Administração da EPPEN, com o objetivo de mapear o interesse pela prática esportiva e identificar as modalidades mais procuradas. Buscamos alcançar o maior número possível de respondentes, representando de forma significativa o total de alunos do curso. A partir dessa etapa, obtivemos informações valiosas sobre o interesse dos estudantes em participar de atividades esportivas, as modalidades preferidas e a disponibilidade para treinos e competições, o que contribui diretamente para o planejamento de ações futuras.
Além disso, estabelecemos parceria com o Centro Acadêmico de Administração da Universidade Federal de São Paulo (CAAD UNIFESP), o que possibilitou uma compreensão mais ampla da atual situação esportiva na EPPEN. A partir dessa colaboração, obtivemos informações importantes sobre iniciativas passadas, desafios enfrentados, recursos disponíveis e o papel das entidades estudantis no apoio à prática esportiva.
Esse projeto contribui para:
ODS 3: "Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades";
ODS 4: "Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos";
ODS 10: “Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.